Este site tem o apoio da UCI União de Créditos Imobiliários
Custos do Crédito Habitação
Custos do Crédito Habitação

Custos do Crédito Habitação

Artigo de Blogue da categoria Crédito Habitação
15 out 2014

Se está a pensar pedir um Crédito Habitação, não se assuste com o valor das despesas! Neste artigo vamos procurar descodificar cada uma delas para que perceba ao que correspondem.

Independentemente da instituição de crédito com a qual decida avançar, comprar casa com recurso a Crédito Habitação tem sempre associado um conjunto de despesas, que se dividem entre as despesas do Crédito Habitação e as despesas da Compra de Casa.

Os Custos de Crédito Habitação estão relacionados com o empréstimo propriamente dito e com as comissões que as entidades bancárias cobram pela prestação dos seus serviços. Incluem por exemplo, a abertura do processo de crédito, comissão de avaliação, alterações aos contratos, comissão pelo cancelamento antecipado, entre outras.

Custos do Crédito Habitação

1. Juros

Ao pedir um empréstimo, terá de devolver à entidade bancária, não só o montante que pediu emprestado mas também os juros gerados durante o prazo do empréstimo. Os juros são por isso, a quantia que vai pagar pelo montante que a entidade bancária lhe emprestou.

Os juros são sem dúvida o que pesa mais no conjunto das despesas de um Crédito Habitação, por isso, é muito importante saber ao certo que taxa de juro se está a contratar. Sugerimos que tire todas as dúvidas antes de avançar e saiba de que forma são calculados os juros do empréstimo.

A taxa de juro anual do seu empréstimo é designada de TAN (Taxa Anual Nominal), e corresponde à soma do indexante, por exemplo a Euribor, mais o valor do “spread”, que corresponde à margem cobrada pelo Banco.

Alguns Bancos podem oferecer a possibilidade de reduzir a taxa de juro do empréstimo através da contratação de outros produtos bancários. Normalmente quanto maior o nível de relação comercial, isto é, quanto maior for o número de produtos financeiros contratados, maior poderá ser a redução. No entanto deve ter presente que terá que manter estes produtos durante a duração do empréstimo (caso contrário a bonificação recebida poderá ser retirada) e que estes produtos financeiros também têm impacto nos custos do empréstimo.

Se realmente quer fazer uma comparação entre bancos, deve considerar todos os custos associados. Para comparar as propostas de Crédito Habitação entre bancos, utilize a nossa Tabela Comparativa de Credito Habitação.

2. Seguros

Existem alguns mitos sobre os seguros associados ao crédito habitação que importa “desmistificar”. Um deles por exemplo é que é obrigatório contratar o seguro na entidade onde se constitui o crédito. Falso. É obrigatório sim ter um Seguro de Vida que garanta o pagamento da dívida em caso de invalidez ou morte, mas pode fazê-lo em qualquer companhia de seguros, não é obrigado fazê-la através do banco.

Ao contratar o crédito pode não prestar a devida atenção a esta questão dos seguros, mas a verdade é que estes podem representar uma parcela considerável na sua prestação, por isso, quanto melhor negociado, melhor para si.


Todas as despesas inerentes ao Crédito Habitação têm obrigatoriamente que constar do Preçário disponibilizado pelos bancos nos seus websites e no do Banco de Portugal.


Além do Seguro de Vida, o Seguro do Imóvel também é obrigatório, e permite proteger o lar contra possíveis danos. O capital mínimo segurado para este seguro é geralmente o valor de reconstrução do imóvel e uma das coberturas exigidas é a proteção contra Incêndio e Fenómenos da Natureza. Como cobertura opcional poderá sempre também optar por um seguro de recheio que permita a cobertura do conteúdo do imóvel e dos seus bens pessoais.

De há uns anos para cá muitas têm sido as entidades bancárias que passaram a disponibilizar aos seus clientes os chamados Seguros de Desemprego e Proteção de Pagamento de Prestação. A verdade é que hoje em dia ninguém está alheio a uma situação de desemprego, e por um pequeno valor mensal esta proteção pode ser mais importante do que nunca.

3. Comissões

As comissões bancárias são os valores que as entidades bancárias cobram pela prestação dos seus serviços. Incluem por exemplo, a abertura do processo de crédito/ despesas de abertura, análise e estudo da viabilidade da operação, entre outros. Mais uma vez, em função do seu nível de comprometimento com a entidade pode (ou não) ver reduzidas estas comissões, mas não deve ignorá-las para não ter surpresas no futuro.

Outra das comissões mais frequentes que a entidade bancária cobra é a comissão de avaliação. Sem a avaliação do imóvel que pretende comprar, a entidade bancária não poderá dar uma decisão da operação e não lhe poderá conceder o empréstimo. Portanto este é um dos custos iniciais que terá que suportar.


4. Custos com a Hipoteca

No dia da escritura, além dos custos relacionados com aquisição do imóvel, existem também custos relacionados com a contratação da hipoteca. São eles a Escritura de Mútuo com Hipoteca (os custos variam, entre outros fatores, em função do montante de empréstimo solicitado) e o Imposto de Selo que corresponde a 6% do montante de crédito utilizado.

5. Amortizações e alterações ao contrato

Se estiver a considerar amortizar parte ou a totalidade do seu empréstimo, consulte o preçário do banco e saiba quanto isso lhe pode custar. Todas as alterações que possa vir a querer fazer depois da escritura, normalmente terão um custo associado. Esse é o caso da amortização antecipada ou do cancelamento do empréstimo, ou por exemplo, do prolongamento do prazo do empréstimo.



Glossário dos Custos do Crédito Habitação

Amortização
Liquidação, que pode ser gradual e sucessiva ou total de determinado capital em dívida.

Amortização
Antecipada Capital de um empréstimo que se devolve antes das datas acordadas inicialmente; pode ser parcial ou total, conforme o pagamento seja parte ou todo o capital em dívida do empréstimo.

Imposto de Selo
Imposto que incide sobre o montante de empréstimo e corresponde a 6% do valor do empréstimo concedido.

Indexante
Taxa de juro representativa das condições de mercado, que é utilizada como taxa de referência no empréstimo e que poderá ser fixa ou variável. A taxa de referência mais conhecida é a Euribor, uma taxa média publicada pela Reuters, que varia todos os dias e que tem vários prazos (o mais utilizado em Portugal é a 6 meses). Se optar por uma taxa fixa esta poderá variar de acordo com o prazo de taxa fixa e com as condições do próprio banco.

Spread
Margem percentual adicionada pelo banco à taxa de juro de referência.

Seguro de Vida
Tipo de seguro que poderá estar associado ao crédito à habitação e que visa garantir os riscos de morte ou invalidez total e permanente.

Seguro do Imóvel
Tipo de seguro que engloba a proteção face a um determinado conjunto de riscos que possam ocorrer num imóvel, bem como os prejuízos resultantes da ocorrência de algum desses riscos cobertos pela apólice. Trata-se de um seguro obrigatório para a contratação de um Crédito Habitação.

Seguro de Recheio
Tipo de seguro que protege o recheio da casa e dos bens contra diversos tipos de riscos

Seguro de Desemprego
Tipo de seguro que se destina a garantir o pagamento das prestações em caso de desemprego.

Este artigo foi útil?
Partilhe o artigo!
Junte-se à conversa! 0 Comentários Deixe-nos os seu comentário
Junte-se à conversa! O que pensa sobre este artigo? Deixe-nos o seu comentário
 
 
   
 
Enviar
*Campos obrigatórios Aviso: Os comentários dos utilizadores são publicados após validação do Crédito Habitação.com. O Crédito Habitação.com não publicará comentários que não respeitem os Termos e Condições de Utilização ou que não se enquadrem nos objetivos ou linha editorial do site.
Consulte os Termos e Condições de Utilização
Ver Também
Dicas e Conselhos
Outros artigos do Blogue sobre
Crédito Habitação
Amortizar o Crédito Habitação
Amortizar o Crédito Habitação O Crédito Habitação é uma das responsabilidades com maior impacto nas finanças e na... Leia mais
Custos do Crédito Habitação
Custos do Crédito Habitação Se está a pensar pedir um Crédito Habitação, não se assuste com o valor das... Leia mais
Tudo o que precisa saber sobre o IMI
Tudo o que precisa saber sobre o IMI É muito provável que já tenha ouvido falar sobre IMI. E se já é ou vai tornar-se... Leia mais
Transferência de Crédito: Vale a pena mudar?
Transferência de Crédito: Vale a pena mudar? Se já tem Crédito Habitação poderá fazer sentido saber se existe vantagem em... Leia mais
Taxa Variável ou Taxa Fixa? Qual a melhor opção?
Taxa Variável ou Taxa Fixa? Qual a melhor opção? Se ainda não se sente suficientemente esclarecido para tomar esta decisão, com este artigo esperamos que... Leia mais
Mais sobre Crédito Habitação
Outras Dicas e Conselhos sobre
Crédito Habitação
As 7 chaves do Crédito Habitação
As 7 chaves do Crédito Habitação Tudo o que precisa de saber para aprovar o seu Empréstimo Leia mais
Proteger o Crédito Habitação (Seguros Obrigatórios)
Proteger o Crédito Habitação (Seguros Obrigatórios) Está a pensar Comprar Casa? Conheça os Seguros obrigatórios e como é que eles podem... Leia mais
O Crédito Habitação em 6 passos
O Crédito Habitação em 6 passos A formalização do Crédito Habitação é, sem dúvida, um dos passos... Leia mais
Como é que o Banco o vê?
Como é que o Banco o vê? Aqui está um road map para o ajudar a perceber como é que pode ser um candidato mais apetecível... Leia mais
Ver Todos
Faça aqui a sua Simulação de Crédito! Escolha uma opção. Calcule a sua Prestação faça uma SImulação de Crédito ou submeta o seu Pedido de Empréstimo Online.
Com o apoio:
UCI União de Créditos Imobiliários
Fale com um<br/>Especialista Fale com um
Especialista
Colocamos à sua disposição uma equipa de especialistas em Crédito Habitação para analisar o seu caso. Sem qualquer compromisso ou custo inicial. Pedir Contacto
Partilhe comentarios amigo
Tudo sobre Crédito Habitação
Recomende este artigo aos seus amigos
Basta preencher o formulário.
O seu Nome
 
O seu E-mail*
   
O Nome do seu Amigo*
 
O E-mail do seu Amigo*
   
Mensagem
*Campos obrigatórios
 
Fale com um especialista
Fale com um especialista
Consultório
de Crédito Habitação
Tem dúvidas? Envie-nos a sua pergunta que nós respondemos.
A sua pergunta *
 
O seu Nome *
 
O seu E-mail *
   
Está a pensar comprar casa nos próximos 6 meses? *
 
* Campos obrigatórios
 
Consulte os Termos e Condições de Utilização
Fale com um especialista Fale com um Especialista
Preencha com os seus dados e um especialista em Crédito Habitação da UCI, União de Créditos Imobiliários, entrará em contacto consigo para analisar o seu caso. Sem qualquer compromisso ou custo inicial
O seu Nome*
 
O seu E-mail*
   
O seu Telefone*
 
Está a pensar comprar casa nos próximos 6 meses?
 
*Campos obrigatórios
 
x
O nosso website utiliza cookies próprias e de terceiros para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Se continuar a navegar no website, entendemos que aceita a utilização dessas cookies. Esperamos que esteja de acordo. Pode obter mais informação sobre esta matéria, através da nossa Política de Utilização de Cookies. Política de Utilização de Cookies.
Tratamento de Dados Pessoais

Ao preencher um formulário no www.creditohabitacao.com e selecionar a opção “Aceito o Tratamento de Dados Pessoais” o utilizador aceita o tratamento dos seus dados pessoais. Este tratamento destina-se, exclusivamente, ao estabelecimento de relações comerciais e promoção de produtos entre os utilizadores e o www.créditohabitação.com, ou as sociedades que com o www.créditohabitação.com estejam em relação de domínio, de parceria, de Grupo ou que atuem por intermédio do www.créditohabitação.com em regime de subcontratação, autorizando neste sentido o www.créditohabitação.com a utilizar e comunicar às entidades referidas os dados pessoais recolhidos. Sem prejuízo do anteriormente referido, será mantido o sigilo absoluto sobre toda e qualquer relação com os utilizadores respeitando a legislação em vigor.

O Titular dos dados pessoais têm direito a aceder e conhecer os dados que sejam registados sobre si, sem demoras ou custos excessivos e, completar, retificar e eliminar, livremente e sem restrições, com periodicidade razoável, a informação a seu respeito constante das bases de dados do www.créditohabitação.com ou das entidades acima referidas, através de contacto pessoal, ou por comunicação escrita dirigida ao www.créditohabitação.com, enquanto responsável pelo ficheiro de dados pessoais. Os Titulares dos dados pessoais tem o direito de se opor, a seu pedido e gratuitamente, ao tratamento dos seus dados pessoais para efeitos de marketing direto, marketing de empresa ou de qualquer outra forma de publicidade, ou ser informados antes de os dados pessoais serem comunicados pela primeira vez a terceiros para fins de marketing direto.

O acesso, utilização ou registo no www.creditohabitacao.com implica a aceitação pelo utilizador das condições anteriormente referidas.