Especialistas em Crédito Habitação Com o apoio da UCI União de Créditos Imobiliários
Comprar a primeira casa
Comprar a primeira casa

Comprar a primeira casa

30 jul 2018

8 passos para tornar o sonho de comprar casa uma realidade.

Comprar casa é um sonho de muitas pessoas. Um sonho de grandes dimensões que envolve decisões que precisam de ser bem ponderadas e compromissos de longo prazo que não devem ser assumidos de ânimo leve. Afinal de contas, para muitos será o maior investimento que irão fazer na vida. Mas no momento de arregaçar as mangas e avançar para a compra de casa, por onde começar?

 

1. Escolher a localização

Localização, localização, localização. É o lema do imobiliário e é por isso o elemento-chave na altura de começar a procurar casa, porque lhe permite focar-se em encontrar a melhor casa numa zona de forma mais eficaz, em vez de despender tempo e recursos a analisar uma área vasta. 

Para escolher a localização ideal há vários fatores a ter em conta, principalmente o orçamento de que dispõe, porque por muito boa que uma localização seja, se o preço das casas estiver acima das suas possibilidades, nem vale a pena perder tempo. Para ter uma ideia dos preços praticados por região pode utilizar quer os portais imobiliários quer os sites das mediadoras imobiliárias. Depois é uma questão de encontrar um ponto de equilíbrio entre a zona em que gostava de morar e a casa que gostava de ter e estar preparado para fazer cedências.

As boas infraestrutras e serviços são também fatores importante, mas tenha em especial atenção o quão bem servida é a área em termos de transportes, porque mesmo que esteja perto do seu trabalho atual, não sabe onde vai trabalhar no futuro e se tiver flexibilidade em termos de transportes estará melhor preparado para qualquer eventualidade.

Se achar que uma zona reúne as condições necessárias, faça visitas exploratórias para ter uma noção de como é de facto viver ali e tente saber a opinião de conhecidos que morem nas proximidades. Todas as informações são preciosas!

Reúna todos os dados, pese prós e contras e tome uma decisão fundamentada.

 

2. Decidir que tipo de casa quer

Querer nem sempre é poder, mas saber o que se quer é um bom começo para se encontrar uma casa de que se gosta. Fazer uma lista detalhada de características pode-lhe parecer uma boa ideia, mas na verdade pode ser mais prejudicial do que útil, porque quanto mais requisitos a casa tiver de respeitar, menores vão ser as opções. Foque-se por isso apenas em alguns elementos que considere imprescindíveis e tenha uma visão de longo prazo, não pense apenas nas suas necessidades imediatas, tenha em conta as possibilidades de adaptação no futuro.

 

3. Selecionar um agente imobiliário

Já decidiu a zona e sabe que tipo de casa quer, agora só falta encontrá-la e para isso nada melhor do que contar com o apoio de agentes imobiliários que conheçam bem a área em que pretende comprar a casa. 

Para além de não ter de perder tempo em pesquisas online intermináveis, trabalhar com um agente imobiliário vai poupá-lo a tarefas mais demoradas como agendar visitas com os proprietários ou tratar da burocracia no momento da compra. Além disso, vai poder contar com o seu know-how para perceber se está a fazer um bom negócio ou não.

Para escolher um bom agente faça-lhe perguntas sobre a zona, para avaliar se de facto conhece a área, e procure referências e dados sobre o desempenho. Uma das vantagens do digital é que facilmente pode obter dados que lhe deem maiores garantias do bom desempenho de um profissional.

 

4. Fazer visitas

É a parte divertida de procurar casa, pelo menos de início. Mas fuja à tentação de começar a visitar todas as casas que lhe sugerem, verifique se respeitam os pressupostos que definiu e se de facto lhe podem interessar, caso contrário estará apenas a perder o seu tempo e o do agente.

Veja bem todas as divisões, fique atento a elementos estranhos, como manchas de humidade ou fissuras, e tome nota das suas impressões logo a seguir à visita, assim será mais fácil distinguir entre as várias casas que vai visitar. Mas foque-se no importante, que é a casa em si, sem dar importância a elementos decorativos que podem ser alterados. Se encontrar uma casa de que gosta, dentro do seu orçamento, na localização que escolheu, não a elimine apenas porque os azulejos da cozinha não lhe agradam. Veja para lá daquilo que a casa é atualmente e tenha em conta o potencial, para não passar ao lado de uma boa oportunidade.

 

5. Escolher a casa

Dizem que as noivas sabem quando vestem o vestido certo. Com as casas é também assim, há um lado muito emocional no processo de escolha de uma casa, é preciso que sinta aquele espaço como seu e que se veja a construir ali uma vida. Mas não se deixe levar apenas pela emoção, seja racional, lembre-se que a casa com que sonha nem sempre é a casa que pode ter e que mesmo que uma casa não seja perfeita naquele momento, terá muitos anos pela frente para limar arestas.

 

6. Obter o empréstimo

Escolhida a casa, o mais certo é precisar de crédito habitação e, se estiver a trabalhar com um agente imobiliário, uma das mais-valias é poder contar com ele como ponte com as entidades de crédito. Tendo em conta o volume do investimento em causa, a aprovação de um pedido de crédito vai passar por uma análise minuciosa do seu perfil, nomeadamente a situação profissional e financeira, para garantir que tem condições para cumprir o contrato de crédito.

Não conte com o empréstimo para pagar a totalidade da casa porque, considerando as atuais condições de mercado, deverá ter de estar disposto a dar de entrada cerca de 20% do valor do imóvel. Para além disso, para respeitar os pressupostos do crédito habitação responsável é recomendável que a prestação mensal do crédito habitação não represente mais de 40% do rendimento líquido do agregado familiar e esse será, portanto, um fator fundamental para que o seu pedido de crédito seja bem sucedido.

Quando der por si já estará familiarizado com todos os termos do Crédito Habitação e terá de decidir se prefere uma Taxa Fixa, Mista ou Variável. Nesse momento o importante é ter uma mente aberta e ver que opção lhe parece mais vantajosa para o seu caso, porque haverá certamente vantagens para cada uma das opções.

Quando estiver a analisar várias propostas de crédito lembre-se que há vida para além do spread e muitas entidades vão apresentar-lhe soluções para baixar o spread que vão passar pela contratação de outros produtos e não são necessariamente mais vantajosas. Analise por isso com atenção as propostas de entidades que não associem ao crédito habitação a venda de outros produtos.

 

7. Comprar a casa

Com a casa escolhida e o crédito habitação aprovado é altura de avançar com a compra e neste ponto irá agradecer ter um agente imobiliário ao seu lado que o oriente em termos burocráticos, comprovando por exemplo a titularidade do imóvel e que não há encargos ou ónus sobre o imóvel, caso seja uma casa usada. Sendo marinheiro de primeira viagem e dada a complexidade deste processo, o melhor mesmo é deixar estas questões nas mãos dos profissionais competentes e não avançar para a compra sem apoio, porque a probabilidade de se deparar com problemas que não saberá resolver é muito grande.

 

8. Mudar-se

Tudo tratado, a sua última tarefa é mudar-se e aproveitar a sua casa nova. Pode demorar um tempo, mas um dia dará por si no sofá da sua nova casa, com tudo arrumado, e terá uma sensação de dever cumprido. Se assim acontecer, esperamos ter ajudado!

Este artigo foi útil?
Partilhe o artigo!
Ver Também
Blogue
Outras Dicas e Conselhos sobre
Crédito Habitação
Como é que o Banco o vê?
Como é que o Banco o vê? Aqui está um road map para o ajudar a perceber como é que pode ser um candidato mais apetecível... Leia mais
O Crédito Habitação em 6 passos
O Crédito Habitação em 6 passos A formalização do Crédito Habitação é, sem dúvida, um dos passos... Leia mais
As 7 chaves do Crédito Habitação
As 7 chaves do Crédito Habitação Tudo o que precisa de saber para aprovar o seu Empréstimo Leia mais
Proteger o Crédito Habitação (Seguros Obrigatórios)
Proteger o Crédito Habitação (Seguros Obrigatórios) Está a pensar Comprar Casa? Conheça os Seguros obrigatórios e como é que eles podem... Leia mais
Comparar Simulações de Crédito Habitação
Comparar Simulações de Crédito Habitação Como tirar partido da FINE? Leia mais
Mais sobre Crédito Habitação
Outros artigos do Blogue sobre
Crédito Habitação
5 Direitos do RGPD no Crédito Habitação
5 Direitos do RGPD no Crédito Habitação Os seus dados estão protegidos? Leia mais
A transformação do Crédito Habitação
A transformação do Crédito Habitação Digitalização, simplificação e rapidez a caminho do crédito habitação. Leia mais
Crédito Habitação com Taxa Fixa
Crédito Habitação com Taxa Fixa Vantagens de longo prazo para um compromisso de longa duração. Leia mais
A retoma do Crédito Habitação
A retoma do Crédito Habitação O ano em que se voltou a comprar casa. Leia mais
Descodificar o Crédito Habitação
Descodificar o Crédito Habitação 15 conceitos que deve conhecer. Leia mais
Ver Todos
Faça aqui a sua Simulação de Crédito! Escolha uma opção. Calcule a sua Prestação faça uma SImulação de Crédito ou submeta o seu Pedido de Empréstimo Online.
Com o apoio:
UCI União de Créditos Imobiliários
Fale com um<br/>Especialista Fale com um
Especialista
Colocamos à sua disposição uma equipa de especialistas em Crédito Habitação para analisar o seu caso. Sem qualquer compromisso ou custo inicial. Pedir Contacto
Partilhe comentarios amigo
Tudo sobre Crédito Habitação
Recomende este artigo aos seus amigos
Basta preencher o formulário.
O seu Nome
 
O seu E-mail*
   
O Nome do seu Amigo*
 
O E-mail do seu Amigo*
   
Mensagem
*Campos obrigatórios
Tratamento de Dados Pessoais Saber mais
Fale com um especialista
Fale com um especialista
Consultório
de Crédito Habitação
Tem dúvidas? Envie-nos a sua pergunta que nós respondemos.
A sua pergunta *
 
O seu Nome *
 
O seu E-mail *
   
Está a pensar comprar casa nos próximos 6 meses? *
 
* Campos obrigatórios
Tratamento de Dados Pessoais Saber mais
Consulte os Termos e Condições de Utilização
Fale com um especialista Fale com um Especialista
Com o apoio:
Preencha com os seus dados e um especialista em Crédito Habitação da UCI, União de Créditos Imobiliários, entrará em contacto consigo para analisar o seu caso. Sem qualquer compromisso ou custo inicial
O seu Nome*
 
O seu E-mail*
   
O seu Telefone*
 
Está a pensar comprar casa nos próximos 6 meses?
 
*Campos obrigatórios
Tratamento de Dados Pessoais Saber mais
x
O nosso website utiliza cookies próprias e de terceiros para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Se continuar a navegar no website, entendemos que aceita a utilização dessas cookies. Esperamos que esteja de acordo. Pode obter mais informação sobre esta matéria, através da nossa Política de Utilização de Cookies. Política de Utilização de Cookies.
Tratamento de Dados Pessoais

O www.creditohabitacao.com é propriedade da UCI, SA – Sucursal em Portugal. Para podermos responder à sua solicitação, contactá-lo-emos via telefone ou e-mail e com o nome que nos disponibilize. Estes dados são utilizados pela UCI (Unión de Créditos Inmobiliarios S.A. ESTABELECIMIENTO FINANCIERO DE CRÉDITO (SOCIEDAD UNIPERSONAL) - SUCURSAL EM PORTUGAL) apenas para poder contactá-lo e responder às questões ou pedidos de informação que nos apresente. Não conservaremos nem utilizaremos os seus dados para qualquer outra finalidade e (a menos que estejamos legalmente obrigados a fazê-lo) não os disponibilizaremos a nenhum terceiro.

Se desejar saber mais acerca dos aspetos legais deste procedimento, e em particular sobre como protegemos a sua privacidade, consulte o documento Informação Adicional sobre Proteção de Dados.