Preparação
Antes de procurar a sua futura casa ou as melhores condições para o seu empréstimo, comece por fazer uma análise rigorosa do seu orçamento familiar de forma a determinar o montante máximo para a compra. Seja cauteloso e pense no seu conforto financeiro, pois o aconselhável é escolher uma casa à medida das suas necessidades. No Crédito Habitação.com disponibilizamos um Simulador de Crédito Habitação que o pode ajudar a fixar o valor máximo da sua prestação, permitindo-lhe assim perceber quanto pode gastar mensalmente, de forma segura e responsável.
Independentemente do empréstimo que venha a contrair, poderá ser importante dispor de uma poupança inicial. É preciso estar preparado para os custos iniciais do processo, tais como as comissões de abertura ou estudo de dossier, as despesas com a avaliação do imóvel, os custos legais com a escritura e outros. Para além destas despesas iniciais, a poupança será importante para a aquisição de mobiliário para a sua nova casa, para pequenas obras de reparação que sejam necessárias, enfim, para arrancar com a sua vida na sua nova casa.
A Procura
Escolher uma casa é uma das decisões mais importantes da sua vida, por isso, é recomendável que esteja atento a vários fatores. Para além do preço e da negociação do valor do imóvel, será importante atender a fatores tão importantes como a localização do imóvel, as acessibilidades ou a qualidade de construção do mesmo.
Para determinar a localização da sua nova casa, sem dúvida que deve ter em conta o seu gosto pessoal e se é uma zona onde se vê a viver durante os próximos anos, mas também não deve descurar alguns fatores que podem determinar o valor do património que está a adquirir. Por exemplo, a avaliação do metro quadrado da habitação poderá variar de acordo com a sua localização. Um imóvel no centro da cidade é mais valorizado do que um imóvel com iguais características, mas localizado numa zona periférica. Comece por analisar se o local é bem servido com as Infraestruturas básicas, se é servido de eletricidade, abastecimento público de água, esgotos, linhas de telefone, televisão, internet, abastecimento de gás, entre outras.
Para além do preço e da negociação do valor do imóvel, será importante atender a fatores tão importantes como a localização do imóvel, as acessibilidades ou a qualidade de construção do mesmo.
O meio envolvente do local também é determinante para a valorização do seu imóvel e para garantir a sua comodidade. Informe-se sobre os projetos de urbanismo definidos para a zona, assim como as acessibilidades do local, o trânsito, a facilidade de estacionamento e de se deslocar da futura casa para o trabalho ou levar as crianças à escola. Pense no seu imóvel como um investimento e, por isso, não se esqueça que um bom local tem nas proximidades escolas, hospitais, centros de saúde, serviços públicos, supermercados e espaços verdes. Desloque-se aos locais escolhidos para ver o ambiente, de dia e de noite, e procure informar-se sobre a segurança da zona.
Tão importante quanto a localização é o estado da casa. Por isso, quando for visitar um imóvel, faça uma lista de todos os aspetos positivos, e menos positivos, que encontrar e que deverá ter em conta para assegurar uma boa aquisição. Tente pensar sempre se o valor que vai pagar pode ser valorizado se decidir vender ou arrendar esse imóvel.
Comece sempre pela qualidade da construção, analise os materiais de construção usados, os acabamentos e esteja atento a fissuras ou manchas de humidade. Caso encontre esses sinais, ou outros que lhe pareçam estranhos, questione o vendedor ou o proprietário sobre a sua origem. Um bom isolamento térmico e acústico e uma exposição solar favorável aumentam a qualidade do imóvel e a comodidade de quem o habita.
Tenha também atenção ao valor do condomínio, este encargo deverá ser somado às suas responsabilidades a partir do momento em que se tornar proprietário.
A Compra da Casa
Depois de escolhida a sua futura casa deve verificar se ela cumpre todas as condições de natureza legal. Antes de assinar o Contrato de Promessa de Compra e Venda assegure-se da legalidade da transação. Se está a comprar a casa diretamente ao proprietário deve dar especial atenção a esta questão. Se está a adquirir o imóvel com intervenção de um mediador imobiliário, este irá fazer essa verificação e informa-lo de eventuais condicionalismos.
Se optar por uma casa usada, comprove a titularidade do imóvel, pedindo ao vendedor uma cópia da escritura de aquisição e uma cópia da certidão de registo predial, para assim comprovar se existe algum ónus ou encargo registado sobre o imóvel (hipotecas, penhoras, usufrutos). Assegure-se também que a casa não está arrendada e que as despesas estão todas liquidadas.
Se a escolha recair sobre uma casa nova, deve primeiramente solicitar ao construtor/promotor as características da construção, assim como ter provas de que existe uma licença de construção, uma licença de habitabilidade e uma ficha técnica de Habitação. Assim como na aquisição de um imóvel usado, o construtor/promotor deve também garantir que qualquer quantia entregue (por exemplo, a título de sinal) está salvaguardada através da assinatura de um contrato de promessa de compra e venda. Importante será ainda ter em conta que, no caso dos imóveis novos, os custos de escritura de propriedade horizontal e a sua inscrição no registo predial são da responsabilidade do construtor/promotor.
Assegurada a legalidade da transação segue-se a assinatura do contrato de promessa de compra e venda, no qual o vendedor e o comprador se comprometem a realizar o contrato definitivo de transmissão de propriedade de acordo com as condições acordadas. Este contrato deve contemplar os seguintes elementos: identificação de todos os intervenientes (compradores e vendedores), a identificação do imóvel a transacionar, referência à licença de habitação/construção do imóvel, valor da transação, forma de pagamento, valor do sinal ou outras quantias entregues, reforços de sinal e respetiva calendarização, indicação de que o imóvel será vendido livre de quaisquer ónus ou encargos e, finalmente, o prazo máximo para a celebração do contrato definitivo, podendo ser acordado o pagamento de penalizações no caso deste prazo ser excedido por algum motivo.
Para finalizar a compra da casa poderá ser necessário recorrer a financiamento para concretizar a compra. Se necessitar de um Crédito Habitação, então temos mais um passo para si.
O Crédito Habitação
Para comprar ou construir a sua casa de sonho poderá ser necessário recorrer a uma instituição para o financiamento do valor necessário para a compra desse imóvel. Se for esse o seu caso, compare as diferentes condições disponíveis no mercado e escolha a opção que melhor se ajusta ao seu caso. Precisará definir as condições do empréstimo, a taxa de juro, o tipo de prestação e o prazo. Avalie atentamente o valor do spread, os produtos financeiros que terá de contratar, o montante de empréstimo que a instituição está disposta a emprestar-lhe e os encargos com seguros.
Para saber tudo sobre Crédito Habitação e os passos que terá de dar, leia o nosso artigo O Crédito Habitação em 6 passos.