Porque é a avaliação bancária tão importante? É fácil de explicar: quando faz um pedido de crédito habitação há várias garantias que podem ser pedidas e uma das mais elementares é a hipoteca sobre o próprio imóvel. Ou seja, em termos muito simples, o banco empresta-lhe o dinheiro sob a condição de deter direitos sobre o imóvel até que o empréstimo seja totalmente pago, para que, caso haja incumprimento, tenha como reaver os valores emprestados. A avaliação é por isso a forma de o banco garantir que o imóvel vale de facto o dinheiro que está a emprestar, permitindo-lhe a si garantir também que está a fazer um negócio justo e não está perante um valor de compra despropositado.
Já falámos anteriormente sobre o processo de avaliação de um imóvel, mas vamos agora destacar alguns dos elementos que podem influenciar o valor pelo qual a casa que quer comprar será avaliada.
Localização
Em termos mais imediatos, estamos a falar do contexto em que a casa está inserida, ou seja, a localidade. Se estiver situada numa cidade, numa zona segura, bem servida de transportes públicos, com bons acessos a redes viárias e com excelentes infraestruturas ao dispor (espaços verdes, comércio e escolas, por exemplo), a avaliação da sua casa será maior. Mas a localização abrange também outros elementos como a vista e a exposição solar, elementos que podem fazer a diferença quando o perito estiver a fazer a avaliação.
Características do imóvel
Há também outros fatores que são considerados na avaliação, como a tipologia do imóvel, a disposição da habitação e a área, mas também o número e dimensão das divisões (uma boa distribuição de espaço entre divisões é um fator valorizado), e até o número de janelas. A praticidade de um imóvel também é tida em conta, ou seja, os equipamentos e as facilidades de que dispõe (elevadores, garagem, arrumos, piscina por exemplo), assim como a qualidade das infraestruturas para acesso a água, eletricidade e telefone, e a existência de sistemas de climatização.
Estado do imóvel
Mas, além das características do imóvel, há questões ligadas à qualidade porque, convenhamos, de que serve uma casa ter boas áreas se os materiais utilizados na sua construção forem de má qualidade? Por isso é avaliada, por exemplo, a idade do imóvel, mas mais importante ainda é o estado de conservação da casa e do próprio edifício onde a casa está inserida. Um imóvel pronto a habitar, que demonstre ser robusto e resistente à passagem do tempo, terá um valor de avaliação mais elevado.
Situação do mercado
Por último, mas não menos importante, a situação do mercado. Porque uma casa pode ter a melhor localização, características invejáveis e estar num ótimo estado de conservação, mas se o mercado estiver em baixa, com a oferta a exceder largamente a procura, o valor do imóvel irá descer, tal como um imóvel que não tenha a melhor localização, não tenha características que o destaquem e nem esteja muito bem conservado, acabará por ter um valor mais elevado se o mercado estiver em alta, com a procura a exceder a oferta. O momento em que vai comprar o imóvel é por isso determinante para o valor que o mesmo terá para efeitos de avaliação bancária.
Agora que já sabe mais sobre a avaliação da casa que pretende comprar, se tem outras dúvidas sobre crédito habitação contacte-nos.