O trânsito na rua, as obras no prédio do lado, o latido dos cães são muitas vezes irritantes e diminuem a qualidade de vida das pessoas no interior das suas próprias casas, consequência de uma construção deficiente que pouco isola o barulho exterior. No entanto, mesmo dentro de casa também pode estar sujeito a outros ruídos que também incomodam, como o barulho dos eletrodomésticos, o ranger das portas, o arrastar de cadeiras, o salto da vizinha, etc, e que ameaçam o sossego de qualquer um. Se é o seu caso saiba que nem sempre é preciso recorrer a obras de fundo para isolar corretamente as divisões e minimizar os ruídos. Conheça aqui alguns truques para recuperar o seu bem-estar dentro de casa.
Antes de mais importa conhecer a regra simples do ruído em casa: quantos mais objetos tiver em casa, mais estes irão absorver os ruídos e os sons indesejados.
1. Use tapetes nas várias divisões da casa, principalmente no quarto e na sala para que absorvam o som.
2. Coloque cortinados em todas as janelas, se ainda assim não resolver opte por tecidos mais grossos, os cortinados tipo blackout que se encontram normalmente nos hotéis são uma boa solução.
3. Decore as paredes com quadros, além de enfeitarem, absorvem o ruído.
4. Caso não possa reforçar as paredes com gesso mais grosso, outra hipótese é revestir algumas paredes com papel de parede ou um painéis de madeira.
5. Invista em janelas com vidros duplos, podem reduzir o ruído até 50%.
6. Coloque mais almofadas e móveis estofados, por exemplo, uma poltrona ou puffs para reduzir o ruído.
7. Coloque borrachas de vedação nas portas e janelas, confirme se estão bem vedadas e se não estão desgastadas.
8. Opte por decorar os quartos com mobiliário simples, mas de qualidade para ajudarem a isolar o barulho.
Ponha esta e outras dicas para a casa em prática. Veja o que mais pode fazer pela sua casa na nossa categoria Truques para a Casa.