Este site tem o apoio da UCI União de Créditos Imobiliários
Dicas para poupar energia em casa
Dicas para poupar energia em casa

Dicas para poupar energia em casa

Artigo de Blogue da categoria Truques para Casa
20 jan 2016

O Inverno é a estação mais fria do ano e com ele chega também o aumento do consumo de energia em casa. No entanto, esta estação não precisa de ser sinónimo de um aumento considerável com os gastos de energia! Para manter os custos controlados e reduzir o consumo de energia em casa, basta seguir alguns destes truques, em qualquer altura do ano.


#No momento da Compra de Casa

Se vai comprar casa, no momento da escolher o imóvel, não deixe de consultar e analisar o Certificado Energético do Imóvel, um documento obrigatório em todas as transações de imóveis. Através deste documento é possível conhecer o desempenho energético do imóvel antes mesmo de realizar a compra, com uma classificação em 9 classes (A+, A, B, B-, C, D, E, F e G) e um quadro de medidas de melhoria da eficiência energética do imóvel. Desta forma é possível escolher a casa em função da classe energética e saber desde logo o que é necessário para reduzir o consumo de energia no imóvel.

 

#Isolamento Térmico

Certifique-se que as janelas e as portas da casa estão bem isoladas, caso contrário poderá perder até 30% do calor. Um fraco isolamento térmico poderá conduzir a um aumento do consumo de energia para aquecer a casa. Verifique as janelas, persianas e substitua regularmente as vedações. Barras de isolamento e fitas de calafetagem para janelas e portas asseguram uma climatização interior agradável, são de fácil instalação e proporcionam resultados imediatos.

 

#Aquecimento

Evite variações abruptas da temperatura, pois estas poderão ter um efeito considerável na fatura. Procure manter a casa numa temperatura constante (à volta dos 22ºC), isso ajudará a torná-la mais eficiente e confortável. Coloque os aquecedores junto às janelas, criando assim uma cortina de ar quente que ajudará a atenuar a exposição ao ar frio proveniente das janelas.

Caso possua um sistema de aquecimento, verifique com regularidade o filtro do ar e substitua-o se estiver sujo. Um filtro com sujidade irá fazer com que o sistema trabalhe mais e consuma mais energia. Quando estiver a utilizar o sistema de aquecimento, certifique-se que as portas e janelas da divisão estão fechadas, rentabilizando o seu desempenho. Quando a divisão estiver quente desligue o sistema e mantenha as portas e janelas fechadas para evitar que o calor se dissipe. 

Enquanto os objetos têm a capacidade de reter o calor, paredes muito despidas são grandes inimigas da retenção do calor. Assim, para o ajudar a manter a temperatura no interior de casa, combine as duas ideias: coloque alguns quadros nas paredes, estantes, mobiliário, espelhos ou papel de parede. Sempre que possível opte por sofás de tecido, invista também em almofadas, mantas de tecido quentes e tapetes que impeçam a perda de calor pelo chão.

O Inverno não precisa de ser sinónimo de aumento dos gastos de energia!

#Iluminação

Aposte em lâmpadas economizadoras e com potência adequada a cada divisão. A substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras e a correta iluminação das várias divisões podem ajudar a diminuir entre 15% a 20% na fatura de eletricidade. 

Se vai ausentar-se de uma divisão por um período superior a 15 minutos, saiba que já compensa desligar a luz! Este é um gesto muito simples e que o vai ajudar a poupar. Por outro lado, durante o dia, procure manter as persianas abertas aproveitando a exposição solar e reduzindo a necessidade de acender as luzes.

 

#Em Stand-By

Não deixe a televisão, o portátil, os carregadores de telemóvel, os gadgets, e outros aparelhos eletrónicos em stand-by, estará a desperdiçar energia. Desligue os interruptores dos equipamentos em vez de os deixar em stand-by ou opte por ligá-los a uma extensão múltipla com interruptor – assim será mais fácil desligar os equipamentos.

 

#Redutores de Água 

Considere instalar redutores nas torneiras de casa, uma vez que estes sistemas permitem reduzir o caudal de consumo de água. Instalar redutores nas torneiras poderá reduzir o consumo de água em cerca de 80%.

 

#Casa de Banho

Sempre que possível,opte por tomar um duche, em vez de tomar banho de imersão. Deste modo, em vez de gastar cerca de 180 a200 litros de água, passará apenas a gastar 80 litros.

Se as casas de banho não possuem autoclismo com sistema de descarga curta, coloque em prática este truque muito simples, colocando uma garrafa cheia dentro do autoclismo. O volume ocupado pela garrafa levará a que sejam usados menos litros de água em cada descarga.

 

#Cozinha

Na cozinha, prepare os alimentos com as panelas tapadas. Isso irá permitir reduzir a perda de calor assim como o tempo de preparação dos alimentos. Prefira o micro-ondas ao invés do forno tradicional, com isso estará a reduzir cerca de 60% a 70% o consumo de energia. Quando utilizar o forno, pense duas vezes antes de abrir a porta: por cada vez que abre a porta do forno poderá estar a perder até 20% da energia. 

Segundo o Guia de Eficiência Energética, cerca de 90% do consumo das máquinas de lavar loiça serve para aquecer a água. Por isso, para uma boa manutenção da máquina e melhoria do comportamento energético do aparelho, limpe frequentemente o filtro.

Quanto ao frigorífico, coloque-o num local fresco e ventilado, afastado de fontes de calor e descongele-o antes que a camada de gelo atinja os 3 milímetros de espessura. Com este pequeno gesto pode poupar até 30% do consumo do frigorífico. Limpe também uma vez por ano a parte de trás do frigorífico e afaste a grelha do equipamento em cerca de 5 cm da parede para que este ventile mais facilmente.

 

#Eletrodomésticos

A eficiência energética deve ser, a par da qualidade dos equipamentos, um fator a ter em conta se pretende poupar na fatura de energia. A etiqueta energética é um rótulo informativo sobre a eficiência energética e outras características dos equipamentos domésticos, que hoje está disponível na maioria dos eletrodomésticos. Deve dar-lhe uma especial atenção porque nela pode encontrar informação acerca dos custos de funcionamento dos eletrodomésticos e, assim, avaliar os consumos. Além de indicar dados de consumo, como a eletricidade, a água ou o ruído, a etiqueta ainda classifica os equipamentos conforme o seu nível de eficiência, desde a letra A (o mais eficiente) até ao G (o menos eficiente).

 

Apesar de não ser possível eliminar totalmente os gastos com a energia em casa é possível reduzi-los consideravelmente e ser mais eficiente. A sua carteira agradece. Para isso, basta adotar estes pequenos gestos no seu dia-a-dia. 

Este artigo foi útil?
Partilhe o artigo!
Junte-se à conversa! 0 Comentários Deixe-nos os seu comentário
Junte-se à conversa! O que pensa sobre este artigo? Deixe-nos o seu comentário
 
 
   
 
Enviar
*Campos obrigatórios Aviso: Os comentários dos utilizadores são publicados após validação do Crédito Habitação.com. O Crédito Habitação.com não publicará comentários que não respeitem os Termos e Condições de Utilização ou que não se enquadrem nos objetivos ou linha editorial do site.
Consulte os Termos e Condições de Utilização
Ver Também
Dicas e Conselhos
Outros artigos do Blogue sobre
Truques para Casa
9 dicas essenciais para organizar a sua casa
9 dicas essenciais para organizar a sua casa A casa é o reflexo da vida de cada um e a sua disposição e arrumação, quer queira... Leia mais
Renove a Mobília no Outono
Renove a Mobília no Outono Depois do verão é natural passar mais tempo em casa. Sendo assim, essa é a altura ideal para mudar... Leia mais
Acabe com os Ruídos em Casa
Acabe com os Ruídos em Casa São inúmeros os ruídos que podem perturbar o seu descanso dentro de casa. Saiba o que pode fazer... Leia mais
As cores da sua casa. Uma palete de opções
As cores da sua casa. Uma palete de opções Escolher as cores para pintar a nossa casa pode revelar-se um enorme desafio. Se por um lado não queremos... Leia mais
Dicas para poupar energia em casa
Dicas para poupar energia em casa O Inverno é a estação mais fria do ano e com ele chega também o aumento do consumo de... Leia mais
Mais sobre Truques para Casa
Outras Dicas e Conselhos sobre
Truques para Casa
Ver Todos
Faça aqui a sua Simulação de Crédito! Escolha uma opção. Calcule a sua Prestação faça uma SImulação de Crédito ou submeta o seu Pedido de Empréstimo Online.
Com o apoio:
UCI União de Créditos Imobiliários
Fale com um<br/>Especialista Fale com um
Especialista
Colocamos à sua disposição uma equipa de especialistas em Crédito Habitação para analisar o seu caso. Sem qualquer compromisso ou custo inicial. Pedir Contacto
Partilhe comentarios amigo
Tudo sobre Crédito Habitação
Recomende este artigo aos seus amigos
Basta preencher o formulário.
O seu Nome
 
O seu E-mail*
   
O Nome do seu Amigo*
 
O E-mail do seu Amigo*
   
Mensagem
*Campos obrigatórios
 
Fale com um especialista
Fale com um especialista
Consultório
de Crédito Habitação
Tem dúvidas? Envie-nos a sua pergunta que nós respondemos.
A sua pergunta *
 
O seu Nome *
 
O seu E-mail *
   
Está a pensar comprar casa nos próximos 6 meses? *
 
* Campos obrigatórios
 
Consulte os Termos e Condições de Utilização
Fale com um especialista Fale com um Especialista
Preencha com os seus dados e um especialista em Crédito Habitação da UCI, União de Créditos Imobiliários, entrará em contacto consigo para analisar o seu caso. Sem qualquer compromisso ou custo inicial
O seu Nome*
 
O seu E-mail*
   
O seu Telefone*
 
Está a pensar comprar casa nos próximos 6 meses?
 
*Campos obrigatórios
 
x
O nosso website utiliza cookies próprias e de terceiros para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Se continuar a navegar no website, entendemos que aceita a utilização dessas cookies. Esperamos que esteja de acordo. Pode obter mais informação sobre esta matéria, através da nossa Política de Utilização de Cookies. Política de Utilização de Cookies.
Tratamento de Dados Pessoais

Ao preencher um formulário no www.creditohabitacao.com e selecionar a opção “Aceito o Tratamento de Dados Pessoais” o utilizador aceita o tratamento dos seus dados pessoais. Este tratamento destina-se, exclusivamente, ao estabelecimento de relações comerciais e promoção de produtos entre os utilizadores e o www.créditohabitação.com, ou as sociedades que com o www.créditohabitação.com estejam em relação de domínio, de parceria, de Grupo ou que atuem por intermédio do www.créditohabitação.com em regime de subcontratação, autorizando neste sentido o www.créditohabitação.com a utilizar e comunicar às entidades referidas os dados pessoais recolhidos. Sem prejuízo do anteriormente referido, será mantido o sigilo absoluto sobre toda e qualquer relação com os utilizadores respeitando a legislação em vigor.

O Titular dos dados pessoais têm direito a aceder e conhecer os dados que sejam registados sobre si, sem demoras ou custos excessivos e, completar, retificar e eliminar, livremente e sem restrições, com periodicidade razoável, a informação a seu respeito constante das bases de dados do www.créditohabitação.com ou das entidades acima referidas, através de contacto pessoal, ou por comunicação escrita dirigida ao www.créditohabitação.com, enquanto responsável pelo ficheiro de dados pessoais. Os Titulares dos dados pessoais tem o direito de se opor, a seu pedido e gratuitamente, ao tratamento dos seus dados pessoais para efeitos de marketing direto, marketing de empresa ou de qualquer outra forma de publicidade, ou ser informados antes de os dados pessoais serem comunicados pela primeira vez a terceiros para fins de marketing direto.

O acesso, utilização ou registo no www.creditohabitacao.com implica a aceitação pelo utilizador das condições anteriormente referidas.